Últimos Eventos

17 a 19/11 (seg à qui): Eleições CAELL 2010

23/11 (seg): Assembleia dos Estudantes de Letras, 12h e 18h, entrada do prédio.

27/11 (sex): I Ciclo de Palestras - "Aspectos da Surdez: Libras, Cultura e Política", das 14h às 17h, sala 102.


domingo, 30 de agosto de 2009

Ata da Assembleia dos Estudantes de Letras (ocorrida em 26 e 27 de agosto de 2009)

Pautas: Xerox, Rd’s, Balanço da Mobilização do 1º semestre, Espaço

A assembleia discutiu a questão do aumento do preço do Xerox, feito sem aviso ao Caell, ou seja, rompendo o contrato com o Centro Acadêmico. Foi informado pelo Caell que o dono da empresa CopyBem comprometeu-se a abaixar o preço do Xerox a partir de segunda-feira, 31 de agosto. A discussão, tanto na quarta quanto na quinta –feira, encaminhou-se no sentido de repudiar o aumento do Xerox e de se pensar em possibilidades alternativas ao Xerox.

Quanto aos Rd’s, foi explicado na assembleia todo o processo eleitoral aberto desde março no curso de Letras e que só teve uma chapa inscrita, o que levou o Caell a empossar os Rd’s em caráter provisório. O debate acerca dos Rd’s girou em torno de associar seu papel à discussão da estrutura de poder na Universidade, que necessita urgentemente de uma transformação.

Em relação à Mobilização, a principal questão apontada foi a da iminência da luta por democracia na universidade que, no segundo semestre, estará em evidência não apenas devido à eleição para Reitor, mas também devido ao X Congresso dos Estudantes da USP, que versará sobre esse tema.

No que diz respeito à questão do espaço físico, lembrou-se que a obra no prédio da Letras havia sido embargada e que haveria uma reunião da Comissão de Qualidade de Vida da Letras (CQVS) com a Diretora Sandra Nitrini, onde os professores apresentariam a idéia de se fazer um abaixo assinado para pressionar os reitoráveis, para que haja uma garantia de verba para a melhoria/construção de um novo prédio para a Letras.

Deliberações:

Somados os votos da manhã e da noite, a Assembleia dos Estudantes da Letras delibera:

Quanto aos RD’s:

  • Estão referendados para os cargos de Representantes Discentes dos departamentos do Curso de Letras e seus respectivos COC’s, além da Comissão de Qualidade de Vida e Segurança, em caráter provisório, os candidatos aos cargos inscritos na única chapa que participou do processo eleitoral da Letras, além daqueles estudantes que manifestaram junto ao Centro Acadêmico interesse pelas vagas ou que foram convidados pelo próprio Caell. Seu mandato estende-se até o fim do presente ano letivo de 2009, quando será realizado novo processo eleitoral, provavelmente junto com as eleições do Caell, para os cargos de Rd’s do ano letivo de 2010.

Deste modo, estão empossados como Representantes Discentes Provisórios do Curso de Letras, legitimamente eleitos em Assembleia dos Estudantes os seguintes os RD’s:

DLCV: Thiago Muniz Garcia, Ana Paula dos Santos, Juliana de Villemor Amaral Guntert e Gabriela Dias como suplente;

DLM: Rafael Francelino dos Santos e Vanessa Couto da Silva côo suplente;

DLO: Raquel Toledo;

DTLLC : Jonatas Eliakim D’ Ângelo de Oliveira e Eduardo Akio Shoji como suplente;

COC do DTLLC: Gustavo Diniz de Faria e Rafaela Martinelli;

DL: Ivan Pasta Zanni.

  • Aqueles que tiverem interesse em ocupar as vagas de RD’s provisórios ainda em aberto até o final do Ano ou que queiram se candidatar para o ano de 2010, podem procurar o Caell ou os próprios RD’s para manifestar interesse.

Quanto à Mobilização:

  • O curso de Letras sai oficialmente da greve;

  • Criação de um Comitê onde se discuta a estrutura de poder e a democracia dentro da universidade. Como primeira atividade, haverá um debate sobre o descrédito dos setores universitários na democracia direta e sobre as razões do esvaziamento da moral e prática da mobilização estudantil. Em seguida, haverá um debate na Letras com professores, intelectuais e entidades (DCE, Caell e Sintusp) sobre o tema “Democracia na Universidade”. Para organizar esses eventos, haverá uma reunião na segunda-feira dia 31, 12h e 18h;

Quanto à questão do Xerox:

  • O CA deve levar a discussão sobre a precarização dos trabalhadores da Xerox e seus direitos trabalhistas, assim como o fato da empresa CopyBem existir em outras unidades da USP e em nenhum outro lugar haver tantos alunos que trabalham com Xerox como nós. Portanto, não existe a possibilidade de aumento de valor e se não houver acordo estamos dispostos a procurar outra empresa para nos prestar esses serviços.

  • Caso a empresa de Xerox não acate a deliberação da Assembleia dos estudantes da Letras, o Caell dá um ultimato para a empresa e os estudantes discutem uma nova possibilidade de Xerox (seja uma nova empresa, seja uma cooperativa gerida pelos estudantes).

  • Independente do preço do Xerox, utilizar as reservas financeiras do Caell para adquirir um scanner, o qual deve ser utilizado para digitalizar todos os textos possíveis dentre os que forem indicados pelos professores. Tais textos devem permanecer em backup e ser livremente oferecidos no blog do Centro acadêmico ou em site específico criado para este fim.

Assinam a ata os diretores da Gestão Olhos Livres Edilson da Silva Cruz, João Paulo de Caria Silva e Sâmia de Souza Bonfim.

São Paulo, 28 de agosto de 2009

Um comentário:

Thayna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.