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quinta-feira, 11 de junho de 2009

MATRÍCULA - 2º SEMESTRE DE 2009 PELA INTERNET

ACESSAR: www.sistemas.usp.br/jupiterweb 
 
Alunos sem senha de acesso: gerar senha pelo site.

Uma das principais vantagens do processo de matrícula interativa é eliminar o injusto critério da ordem de chegada para algumas obrigatórias, que deixavam de ser oferecidas ao atingir o limite de vagas. A escolha será por mérito acadêmico.

É fundamental que Você conheça este novo processo antes de começar a matrícula; para tanto, entre no menu "Matrícula Interativa".

O período de matrícula de alunos regulares será de 18 a 24 de junho somente pela internet, recomendando-se que os alunos consultem previamente o horário das disciplinas oferecidas, <www.sistemas.usp.br/jupiterweb> ou <http://www.fflch.usp.br> planejando com antecedência suas possibilidades de matrícula em obrigatórias e optativas com limite de vagas.

ATENÇÃO: o aluno deverá inscrever-se em, pelo menos, uma das interações, mas de preferência na primeira, para que a FFLCH consiga ter noção da demanda por vagas e realizar os devidos ajustes.

  • De 18 a 24 de junho - 1ª interação de matrícula
  • De 01 a 05 de julho - 2ª interação de matrícula
  • De 13 a 16 de julho - 3ª interação de matrícula
 

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Pelo novo processo de matrícula interativa, os alunos de "semestre ideal" têm prioridade na formação de turmas, sobre os alunos que têm as disciplinas em atraso ou queiram antecipá-la.

Quanto mais próximo o período ideal da disciplina (PD) do período de matrícula do aluno (PM), maior a prioridade e, portanto, mais provável será a alocação do aluno na turma desejada.

Período ideal de uma disciplina (PD)

É o período no qual a disciplina foi programada na grade curricular do curso.

Período ideal de matrícula (PM)

É a posição correspondente do aluno no vetor de créditos exigidos pelo curso, de acordo com seu crédito acumulado.

O Sistema Júpiter enviará para cada aluno uma mensagem informando o período ideal de matrícula (PM), no próprio sistema o aluno deve consultar PD na evolução do curso. 
 

Novo processo de Matrícula

Objetivo:

Tornar o processo de matrícula mais interativo para o aluno e minimizar a necessidade de retificação e requerimentos após o período de matrícula.

Processo

Intercalar períodos de matrícula " on-line" com a consolidação das inscrições já efetuadas, onde, a partir de prioridades e critérios previamente definidos, haverá a reserva ou não da vaga para o aluno.

Ao aluno são sempre sugeridas todas as disciplinas, independente de sua classificação.

As etapas são definidas previamente de modo a escalonar a consolidação.

Assim, na primeira etapa serão processados somente disciplinas correspondentes ao semestre ideal do aluno, na segunda etapa o processamento estende-se a 2 semestres anteriores ao ideal  e assim sucessivamente.

Ao final de cada etapa, a tela de matrícula é fechada e as novas inscrições em disciplinas / turmas são consolidadas, respeitando as prioridades de matrícula entre os alunos.

O resultado da consolidação será apresentado para o aluno como:

Reservada - disciplina / turma com vaga reservada para o aluno

Turma lotada - disciplina/turma sem vaga disponível

Preterida - disciplina/turma que ultrapassarem o limite de disciplinas estabelecido pelos alunos. (Eletivas)

Lista de espera - ainda não processada, aguardando etapa de prioridade.

Os alunos também conseguirão observar a sua classificação estimada nas turmas em que se matricularam (disciplina, turma, total: vaga e inscrito e classificação estimada). 

OPTATIVAS 
 
Os alunos interessados em solicitar matrícula em disciplinas optativas oferecidas por outros cursos, deverão inscrever-se pelo sistema no período de matrícula para seleção nos dias 20 e 21 de julho.
 
 
 
 

LICENCIATURA 
 
Todas as disciplinas da Faculdade de Educação serão sugeridas independente de sua classificação,
eliminando a matrícula nas disciplinas, por ordem de chegada.

Eventualmente o número de alunos que solicitam uma determinada turma pode ser superior ao número de vagas disponíveis.

Neste caso, terão prioridade os alunos cujos Períodos de Matrícula (PM) sejam mais próximos do Período da Disciplina (PD).

O Sistema Júpiter processará a consolidação das matrículas dos alunos nas disciplinas, classificando segundo o critério acima e realizando o corte dos excedentes ao número de vagas de cada turma.

Após os cortes, o sistema será REABERTO para os alunos verificarem qual o status das disciplinas/turmas solicitadas e nova interação em disciplinas e turmas.

Após a conclusão do ciclo básico do bacharelado, o aluno poderá cursar a licenciatura.  
Para isso será necessário solicitar a inclusão da habilitação pelo correio eletrônico.

O aluno que não atingiu a freqüência mínima de 50% numa disciplina em semestres anteriores, deverá solicitar matrícula via requerimento pela WEB durante o período de retificação.

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